O projeto "Cacimba - lá no poço de beber" propôs a realização de uma pesquisa pratico-teórica em dança contemporânea e vídeo-dança e um processo criativo para montagem e circulação de um espetáculo cênico. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009.
O processo criativo teve oito meses de duração, foi realizado entre março e outubro de 2010, sob iniciativa da artista e produtora Patrícia Ferraz em parceria com a videomaker Maria Inês Gómez, que assinam juntas a concepção do trabalho, o qual une pesquisa em dança, vídeo-cenografia e videodança.
A criação contou com a parceria inestimável do músico - e pesquisador de música étnica e orgânica - Mauro Calandra e também integrou um núcleo de produção artística, uma preparadora vocal, uma figurinista e uma designer.
Os laboratórios de criação foram desenvolvidos no interior da Chapada Diamantina, no Vale do Capão, onde reside a artista proponente. Duas oficinas abertas ao público e direcionas para intérpretes-criadores foram realizados ao longo do processo, para compartilhar o treinamento de base e o material criativo levantado. Também foram realizados ensaios abertos no Espaço Cultural Casa de Pedra, no Ponto de Cultura Circo do Capão e no Templo de Lothlorien.
O projeto realizou uma pequena circulação do espetáculo pela Bahia. Cacimba foi apresentado entre 03 e 25 setembro de 2010 em Salvador e na Chapada Diamantina, com apoio dos Pontos de Cultura e equipamentos de cultura locais em processos de concessão de pauta. Tem apresentação prevista para dezembro de 2010 em Lençóis e uma nova circulação prevista para março de 2011 em São Paulo e Salvador.
Acompanhe a programação de Cacimba por este blog.
Contatos da produção:
Pelo e-mail projeto.cacimba@gmail.com, ou com a realizadora pelo e-mail patriciaferraz7@gmail.com ou pelo telefone (71) 8727.5981
Contatos da produção:
Pelo e-mail projeto.cacimba@gmail.com, ou com a realizadora pelo e-mail patriciaferraz7@gmail.com ou pelo telefone (71) 8727.5981
Palavras-chave: dança contemporânea, corpo cênico, dramaturgia da fisicalidade, processo criativo, vídeo-cenografia, vídeodança.